domingo, 27 de julho de 2014

"Israel comete crimes de guerra quando bombardeia Gaza"

Retirado do blog PALESTINA LIVRE

Ibrahim Khreisheh, o representante palestino no Conselho de Direitos Humanos da ONU, explica porque Israel não comete nenhum crime quando ataca Gaza -- mesmo quando civis morrem -- e porque os palestinos não recorrem ao Tribunal Penal Internacional: porque são eles que cometem crimes de guerra quando atacam Israel. 

No fim da entrevista ele ainda oferece um conselho muito útil a todos que discutem o conflito: "As pessoas precisam se instruir mais antes de falar de forma emocional."

Programa apresentado no dia 9 de julho de 2014, no canal oficial da Autoridade Palestina




Apresentadora: A demanda popular é recorrer ao Tribunal Penal Internacional e assinar o Estatuto de Roma. E demandam que isso seja feito imediatamente. Até que ponto isso é realista? 
Você é nosso representante em todas os organizações internacionais... que tipo de vantagem teríamos nesse caso? E será que poderíamos ser indiciados?

Ibrahim Khreisheh: Eu não sou candidato em nenhuma eleição palestina, então eu não preciso ganhar popularidade com a população.
Os mísseis que estão sendo lançados agora contra Israel... cada um deles constitui um crime contra a humanidade -- não importa se acertam ou erram -- porque são disparados em direção a alvos civis.

Portanto, alvejar civis -- seja um ou mil deles -- é considerado um crime contra a humanidade. 

Apresentadora: E é por isso que Israel recorreu a um ataque contra Gaza...

Ibrahim Khreisheh: Apelar ao Tribunal Penal Internacional requer um consenso, por escrito, de todas as facções palestinas.
Então, quando um palestino for morto por seu envolvimento na morte de um civil israelense, não seremos culpados por extraditá-lo.

Por favor, observe que muitos do nosso povo em Gaza apareceram na TV e disseram que o exército israelense os avisou para evacuar suas residências antes dos bombardeios.
Nesse caso, se alguém for morto, a lei considera isso um erro e não uma morte intencional, porque os israelenses seguiram os procedimentos legais.

Quanto aos mísseis lançados pelo nosso lado... nós nunca avisamos onde eles vão cair ou sobre as operações [militares] que realizamos.

Portanto, as pessoas precisam se instruir mais antes de falar de forma emocional sobre apelar ao Tribunal Penal Internacional.

domingo, 13 de julho de 2014

A tragédia na Síria

De acordo com o jornal libanês The Daily Star, a guerra civil na Síria chegou a 170.000 mortos -- 56.495 deles eram civis. Você não ficou sabendo pela Globo porque não tem como culpar Israel... 

http://www.dailystar.com.lb/News/Middle-East/2014/Jul-10/263416-syria-war-toll-tops-170000-one-third-civilians.ashx#ixzz37Da5teiO

Exemplos de como a imprensa árabe é menos anti-Israel que a brasileira

(retirado de um status do Facebook)

Sabe aquele seu conhecido pentelho que reclama do "terrorismo de estado" de Israel, que critica a ofensiva israelense ou que considera o Hamas legítimo? Pode dar os parabéns, ele é mais anti-Israel que os próprios árabes:

'Amr Mustafa (ator egípcio): مطلوب من غزة التطهر من حماس، واحنا نساعدكم.
"Livrem-se do Hamas e nós os ajudaremos."
http://www.alwatanvoice.com/arabic/news/2014/07/11/565830.html

al-Bashayer (jornal egípcio) criticando o envio de 500 toneladas de alimento do Egito para Gaza: إن مستوي معيشة المواطن الغزاوي أعلي بكثير من مستوي معيشة المواطن المصري
"O padrão de vida dos moradores de Gaza é muito mais alto que o do cidadão egípcio"
http://elbashayer.com/news-391567.html

Hamdi Bakhit (ex-general egípcio): بأي احتلال إسرائيلي لغزة ففي كل الأحوال سيكون أفضل من حكم حركة حماس التي تقصف إسرائيل بالصواريخ ليلاً ونهاراً وتحرم الشعب الإسرائيلي الإحساس بالأمن.
"A [re]ocupacão israelense de Gaza será melhor que o governo do Hamas, que bombardeia Israel com foguetes dia e noite e priva o povo de uma sensação de segurança."
http://wadymasr.com/2014/07/11/1283117.html

Azza Sami (do jornal al-Ahram): كتر خيرك يا نتنياهو ربنا يكتر من امثالك القضاء على حماس اس الفساد والخيانة والعمالة الاخوانية وقسما بالله...
"Obrigado Netanyahu, e que Deus nos dê mais gente como você para destruir o Hamas, a base de corrupção, da traição e o agente da Irmandade Muçulmana"
https://twitter.com/oussamaDBO/status/486565083519418368/photo/1