sexta-feira, 30 de março de 2012

“A Cerca de Segurança de Israel equivale ao Muro de Berlim”. Mito ou Fato?

Embora os críticos tenham buscado retratar a cerca de segurança como uma espécie de Muro de Berlim, a comparação é descabida. Primeiro, diferentemente daquele, a cerca não separa um povo – alemães de alemães – nem nega liberdade àqueles de um dos lados. A cerca de segurança de Israel separa dois povos – israelenses e palestinos – oferecendo liberdade e segurança a ambos.


Segundo, enquanto os israelenses estão totalmente preparados para viver com os palestinos e 20% da população de Israel é de fato árabe, são os palestinos que dizem não querer viver com qualquer judeu e pedem que a Cisjordânia seja judenrein (livre de judeus).

Terceiro, a cerca não está sendo construída para impedir que cidadãos de um Estado escapem; ela está projetada tão somente para deixar os terroristas fora de Israel.

Finalmente, dos 240 km programados para ser construídos, apenas uma fração mínima (8 km) tem de fato muros com nove metros de altura, que estão sendo erguidos em três áreas com o objetivo de impedir que franco-atiradores palestinos dos berços terroristas de Kalkília e Tul Karm atirem em carros, como têm feito nos últimos três anos ao longo da Rodovia Transisraelense, uma das principais estradas do país. O muro também ocupa menos espaço do que outras barreiras – apenas dois metros – e não causou um impacto maior na área em que foi erguido.

A maior parte da barreira será formada de um tipo de cerca de arame farpado semelhante àquelas usadas ao longo de todos os Estados Unidos, combinada com sensores subterrâneos e de longo alcance, veículos não-tripulados com antenas, trincheiras, minas terrestres e pistas policiadas. Os postos de verificação com guardas vão se constituir na única forma de ir e vir por meio da cerca. A barreira terá 50 metros na maioria dos lugares.

Israel não queria construir uma cerca e resistiu a isso por mais de 35 anos. Se há culpados por sua construção, são o Hamas, a Jihád Islâmica e demais grupos terroristas palestinos. Talvez a construção da cerca de segurança possa ajudar a estimular os palestinos a agir contra os terroristas, porque que a barreira lhes mostrou que há um preço a ser pago por se patrocinar o terrorismo.

Nenhum comentário: