quinta-feira, 29 de março de 2012

Sobre o Sionismo - Martin Luther King Jr.

O texto abaixo é a versão traduzida de "Letter to an anti-zionist friend". Apesar de a autoria de Martin Luther King ter sido posta em duvida por alguns, as ideias ali contidas ainda seriam relevantes mesmo que tivessem sido ditas por outra pessoa. E, verdadeira ou não, a carta reflete as ideias do reverendo, que, num jantar na universidade de Cambridge, respondeu a uma critica feita por um estudante negro nos seguintes termos: "não fale dessa forma. Quando as pessoas criticam os 'sionistas' eles querem realmente dizer 'judeus'. É anti-semitismo."

A ligação do reverendo Martin Luther King Jr. com os judeus se estreitou na época das manifestações pelos direitos civis dos negros, que foram apoiadas por judeus - entre eles os rabinos ortodoxos Abraham Heschel e Saul Berman.



"...Você declara, meu amigo, que você não odeia os Judeus, você é meramente 'anti-Sionista'. E eu digo, que a verdade soe do alto da montanha e que ecoe pelos verdes vales da Terra de Deus: quando as pessoas criticam o Sionismo elas têm por intenção atingir os Judeus - esta é a própria verdade de Deus.

O anti-Semitismo, o ódio ao povo Judeu, tem sido e permanece uma mancha na alma da humanidade. Nisto estamos de pleno acordo. Agora, também some-se isto: o anti-Sionismo é inerentemente anti-Semítico, e sempre o será.

Por que isso? Você sabe que o Sionismo nada mais é do que o sonho e o ideal do povo Judeu de voltar a viver em sua própria pátria. O povo Judeu, dizem-nos as Escrituras, já desfrutou de prosperidade como Nação na Terra Santa. Deste lugar foram expulsos pela tirania dos romanos, os mesmos romanos que assassinaram cruelmente o Nosso Senhor. Conduzido para fora de seu lar, sua nação em cinzas, forçado a vagar pelo globo, o povo Judeu frequentemente sofreu, nas regiões onde vivia, a humilhação imposta pelos tiranos locais.

O povo Negro, meu amigo, sabe o que significa sofrer o tormento da tirania de dominadores que nos foram impostos. Nossos irmãos na África rogaram, imploraram, pediram - EXIGIRAM - o reconhecimento e implementação do nosso direito inato a viver em paz sob nossa própria soberania, em nosso próprio país.

Quão fácil poderia ter sido, para qualquer um que dê valor a esse inalienável direito para toda a humanidade, entender e apoiar o direito do povo Judeu a viver na sua ancestral Terra de Israel. Todos os homens de boa-vontade exultam no cumprimento da promessa de Deus, que esse povo deverá retornar, com alegria, para reconstruir sua terra saqueada. Isto é Sionismo, nada mais, nada menos.

E o que é anti-Sionismo? É a negação ao povo Judeu de um direito fundamental que nós clamamos, com justiça, para o povo da África e concedemos livremente às outras nações do Globo. É a discriminação contra os Judeus, meu amigo, porque eles são Judeus. Em resumo, isto é anti-Semitismo.

Os anti-Semitas aproveitam-se de qualquer oportunidade para propagar a sua maldade. Nos tempos atuais tornou-se impopular, no Ocidente, proclamar abertamente o ódio aos Judeus. Sendo este o caso, o anti-Semitismo deve, constantemente, procurar novas formas e fôros para instilar o seu veneno. Como deveria ele (o anti-Semita) manifestar-se sob novo disfarce? Ele não odeia os Judeus, ele é apenas um anti-Sionista!

Meu amigo, não estou acusando-o de anti-Semitismo deliberado. Sei que, como eu, você sente um profundo amor à verdade e à justiça e uma repulsa ao racismo, preconceito e discriminação. Mas eu sei que você foi enganado - como outros têm sido - a pensar que você pode ser anti-Sionista e ao mesmo tempo permanecer fiel a esses princípios, que tocam o seu coração, que eu e você compartilhamos. Deixe estas minhas palavras ecoarem nas profundidades de sua alma: quando as pessoas criticam o Sionismo elas se referem aos Judeus - não se engane sobre isso".

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.