domingo, 18 de novembro de 2012

Por que Israel "ataca centros de imprensa"?



O site da Globo (para variar...) coloca, em tom reprovador, uma chamada de capa sobre a ofensiva israelense, que tem como alvos "centros de imprensa". Aqui está o motivo:





Na filmagem acima, uma apresentadora do canal al-Arabiya confessa que o Hamas disparou um foguete do mesmo local onde está localizada a sua estação de televisão.

No video, a apresentadora Hanan al-Masry diz que os foguetes Grad foram disparados a partir do local onde está localizado o seu estudio, nas torres al-Shuruk, em Gaza.

al-Masry (tradução do árabe: a egípcia), uma "palestina" residente em Gaza, foi repórter da al-Arabiya por três anos. Ela é filmada discutindo outras questões, até que é interrompida pelo disparo, aparentemente, sem perceber que estava sendo filmada.

"... Um foguete foi disparado a partir daqui? É, aqui", ela diz e então se vira para olhar pela janela. "Ouça! É aqui, de baixo do prédio ..."

A equipe de produção conta a al-Masri que o foguete foi disparado a partir de uma localização próxima. Ela, então, liga para alguém e diz: "O foguete disparado daqui foi um Grad? ... É como se ele tivesse sido lançado sob o escritório. Foi alto demais. Pensei que tivesse sido um bombardeio, mas foi um lançamento de foguete.. . "


"O Exército israelense indicou que o bombardeio estava dirigido contra "dois locais da comunicação operacional do Hamas identificados com informação precisa dos serviços de inteligência".
"A fim de minimizar o dano a pessoas não envolvidas, o Exército só atacou os aparelhos de comunicação que estavam localizados no teto do edifício, e não a instalação de operações do Hamas, situada em um dos andares", detalhou em comunicado.
A Força Aérea lançou um segundo bombardeio contra um edifício "que também era parte da comunicação operacional do Hamas que estava deliberadamente situado no teto do edifício, no qual se encontram os escritórios de vários meios de comunicação internacionais", acrescentou."



E o site da Globo ainda informa: 
"Pelo menos seis jornalistas palestinos ficaram feridos, um deles em estado grave, quando helicópteros e navios de guerra israelenses bombardearam o escritório do canal por satélite "Al Quds", do movimento islamita Hamas."

O canal al-Quds é o mesmo que 'informa' que "abençoados mísseis da resistência atingem a cidade de Rishon leZion (centro civil completamente desmilitarizado) pela primeira vez". -- Quem começou, mesmo?

Nenhum comentário: